Projetos de Transporte não Motorizado

Projetos de Transporte não Motorizado

Transporte não motorizado é o termo dado para qualquer forma de transporte movido a energia humana. Por exemplo andar a pé, de bicicleta, de cadeira de rodas, de skate, de patins, etc. Este tipo de transporte encontra-se inserido no dia-a-dia das pessoas quando elas caminham até o ponto de ônibus, vão de bicicleta para o trabalho ou estudo, ou ainda a lazer.

O estímulo ao transporte sustentável implica em projetar e implantar infraestruturas relacionadas à acessibilidade, mobilidade e segurança. Mobilidade urbana e sustentabilidade são temas que surgem como um desafio aos gestores em função do cenário de desenvolvimento social e econômico do país, onde existe grande incentivo ao transporte motorizado individual e limitações quanto a políticas públicas de transporte coletivo.

Nesse contexto, a ampliação da oferta de ciclovias, calçadas mais largas para estímulo ao pedestre e a integração com os meios de transporte público resultam na qualificação dos espaços públicos e em maior qualidade de vida da população.

A Matricial Engenharia Consultiva, juntamente com as empresas Oficina Consultores Associados e Logit, elaborou o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre (PDCI). O trabalho foi iniciado em julho de 2006 e teve participação dos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

O Plano Diretor Cicloviário Integrado constituiu-se em um importante instrumento executivo para a condução das ações de planejamento e implantação de soluções para o transporte cicloviário do município. A partir dele é possível estabelecer uma estratégia de enfrentamento aos problemas diagnosticados e prognosticados, onde forma definidos um conjunto de ações que deverão ser implementadas.

Maiores informações e o Relatório Final do PDCI estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_secao=227.